Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exposição com obras de 30 artistas junta duas coleções ibéricas em Madrid

Ir para baixo

Exposição com obras de 30 artistas junta duas coleções ibéricas em Madrid Empty Exposição com obras de 30 artistas junta duas coleções ibéricas em Madrid

Mensagem por Raquel Machado Seg Fev 11, 2019 5:59 pm

Patente até 21 de abril, no espaço La Nave - Sanchez-Ubiría, em Madrid, a exposição tem curadoria de Ana Cristina Cachola, e coloca em diálogo as duas coleções de arte, de Espanha e de Portugal.

Helena Almeida, Juan Asensio, Kader Attia, Pedro Barateiro, Bertozzi & Casoni, Joseph Beuys, Von Calhau!, Rui Chafes, June Crespo, Richard Deacon, Alexandre Estrela, Marlene Dumas, Rita Ferreira, Fernanda Fragateiro, Katharina Grosse, João Maria Gusmão & Pedro Paiva são alguns dos artistas representados na mostra.

O tema convoca o imaginário do escritor William Burroughs, a partir do seu livro homónimo, e "explora a figura do fantasma enquanto categoria operativa para pensar o contemporâneo", de acordo com a apresentação da mostra.
Obras de Candida Höfer, Igor Jesus, Svetlana Kopystiansky, Abigail Lane, Robert Mapplethorpe, Bruce Nauman, Musa Paradisiaca, Liliana Porter, Andreia Santana, Laurie Simmons e Ana Rito também serão apresentadas nesta exposição.

Convocando a ideia de fantasma, a exposição reflete sobre "o modo como as práticas artísticas contemporâneas acompanham e articulam a discussão sobre fantasmas, assombrações e espetros, entendidas enquanto entidades imagéticas que assombram, projetam sombras e agenciam assombro".

A exposição será apresentada no âmbito do programa oficial da Feira Internacional de Arte Contemporânea -- ARCO Madrid 2019, que decorre nos dias 26 de fevereiro a 03 de março.

A Nave Sanchez-Ubiría é um espaço dedicado à divulgação e apoio da cultura e da arte, através da realização de projetos e atividades de criação artística, sendo também depositária das obras da coleção de Marga Sánchez e Sebastián Ubiría, integradas em duas coleções, uma de arte contemporânea e outra de arte tradicional africana.

A Coleção António Cachola dedica-se, em exclusivo, à produção artística visual portuguesa, e conta com mais de 700 obras, dando especial atenção a artistas portugueses que começaram a produzir na década de 1980, e acompanha a criação contemporânea nacional até à atualidade.

Esta coleção encontra-se em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), instituição museológica com tutela municipal, inaugurada em 2007, e que se encontra desde 2015 inserida na Rede Portuguesa de Museus.

Diario de Notícias
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos