Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Gulbenkian explica como funciona um cérebro numa exposição que transforma 30 km de fibra ótica num neurónio

Ir para baixo

A Gulbenkian explica como funciona um cérebro numa exposição que transforma 30 km de fibra ótica num neurónio  Empty A Gulbenkian explica como funciona um cérebro numa exposição que transforma 30 km de fibra ótica num neurónio

Mensagem por Raquel Machado Sex Mar 15, 2019 8:46 am

"Cérebro: mais vasto que o Céu" abre a 16 de março. O Observador já viu a nova exposição multimédia da Gulbenkian. No mesmo espaço há robôs artistas, música neural e dados científicos.


A Gulbenkian explica como funciona um cérebro numa exposição que transforma 30 km de fibra ótica num neurónio /premium
14 Março 20191.951

Observador
"Cérebro: mais vasto que o Céu" abre a 16 de março. O Observador já viu a nova exposição multimédia da Gulbenkian. No mesmo espaço há robôs artistas, música neural e dados científicos.

Partilhe
É um cruzamento contínuo entre medicina, arte e filosofia que transforma divulgação científica na nova exposição da Fundação Calouste Gulbenkian: “Cérebro: mais vasto que o Céu”. Para construir tudo foi preciso mais de um ano e o Observador foi descobrir o que o público pode ver a partir de sábado, 16 de março. A mostra abre com bilhetes a 5 euros (e entrada gratuita aos domingos) para mostrar a visitantes de todas as idades “a estrutura mais complexa conhecida até hoje no Universo”.

“É um desafio falar de ciência sem que as pessoas sintam que estão numa palestra“, admite, como introdução, o comissário científico da exposição, Rui Oliveira. Para responder às dificuldades, “Cérebro: mais vasto que o Céu” foi pensada como uma experiência multimédia a três tempos: como evoluem os cérebros, como funcionam os cérebros, e como se aplica a noção de um cérebro a uma inteligência artificial.
Logo à entrada da exposição há a “peça zero”, como a nomeia o coordenador de montagem, Mariano Piçarra: um cérebro humano iluminado pela projeção de imagens da obra “Self-reflected” do neuro-cientista norte-americano Greg Dunn (que pode ser vista por completo já no interior). A instalação em vídeo é acompanhada por um ambiente sonoro original composto por Rodrigo Leão.

Observador
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos