Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal poupou 1.270 milhões em juros com subidas de ‘rating’ em 18 meses, diz Centeno

Ir para baixo

Portugal poupou 1.270 milhões em juros com subidas de ‘rating’ em 18 meses, diz Centeno Empty Portugal poupou 1.270 milhões em juros com subidas de ‘rating’ em 18 meses, diz Centeno

Mensagem por Barão Vermelho Sáb Mar 16, 2019 12:03 pm

Os números foram calculados pelo ministro. O Estado poupou 1.270 milhões de euros com as emissões de dívida desde setembro de 2017, altura em que Portugal voltou a ter uma notação de investimento.
O ministro das Finanças disse à Lusa, que o Estado poupou 1.270 milhões de euros com as emissões de dívida desde setembro de 2017, altura em que Portugal voltou a ter uma notação de investimento.
Em declarações à Lusa, a propósito da subida hoje do ‘rating’ de Portugal pela Standard & Poors (S&P), Mário Centemo afirmou ainda que esta melhoria hoje “reflete o reconhecimento de transformações estruturais na economia e terá impacto direto nos custos de financiamento das famílias, empresas e Estado.
“Trata-se de uma decisão que contribui para reforçar a confiança dos investidores e a credibilidade externa de Portugal, com impacto direto nos custos de financiamento das famílias das empresas e do Estado”, acrescentou o ministro das Finanças.
A S&P subiu hoje a nota atribuída a Portugal de ‘BBB-‘ para ‘BBB’, dois níveis acima do grau de investimento especulativo, atribuindo-lhe uma perspetiva estável.
Mário Centeno recordou que em 15 de setembro de 2017, há 18 meses, a S&P foi a primeira das principais agências de ‘rating’ a colocar a dívida portuguesa de novo com a notação de investimento.
“Foi um sinal positivo e ao mesmo tempo muito claro do retorno à normalidade do financiamento da República Portuguesa”, disse o ministro, adiantando que, desde essa altura, “Portugal emitiu 23.420 milhões de euros em dívida nas diferentes maturidades”.
“E dado este reconhecimento e o percurso que fizemos nos mercados financeiros, pagámos menos 1.270 milhões de euros em juros apenas nestas emissões”, adiantou o ministro.
“São poupanças que o Estado tem com o seu financiamento que apenas foram conseguidas pelo resultado das políticas económicas que temos seguido e pelo investimento feito em Portugal ao longo destes anos pelas empresas e pelas famílias”, argumentou.
Em declarações à Lusa, Mário Centeno adiantou também que é preciso continuar o trabalho feito “em prol das novas gerações” e frisou que é importante a concentração da redução da dívida pública.
“Portugal hoje é de novo reconhecido pela Standard & Poor’s. Devemos continuar este trabalho em prol das novas gerações. Aquilo em que é mais importante concentrar-nos, em termos de resultados para Portugal hoje, é a redução da dívida, que continua elevada”, assumiu o governante.
Sobre o impacto que esta melhoria do ‘rating’ terá para Portugal, Mário Centeno frisou que “o financiamento que as empresas têm, o crédito que as famílias podem aceder, beneficia desta redução das taxas”.
“Significa que o rendimento disponível aumenta e que podemos todos em conjunto aumentar o investimento na nossa formação, nas nossas empresas. E o Estado com certeza beneficia porque os 1.200 milhões de euros que pagámos a menos em juros nas emissões desde setembro de 2017 beneficiam o Orçamento do Estado no que é o aumento da despesa em saúde, em educação, nos transportes”, disse o ministro.
A agência de notação financeira S&P subiu hoje o ‘rating’ de Portugal de ‘BBB-‘ para ‘BBB’, passando a ter a mesma avaliação para a dívida soberana portuguesa que a Fitch e a DBRS, que também avaliam a dívida pública portuguesa em ‘BBB’ com perspetiva estável.
Barão Vermelho
Barão Vermelho
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 826
Pontos : 1900
Reputação : 22
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Almourol Castle

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos