Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

+5
Erica Friday
Mário Machado
Pedro Antunes
Jorge Miguel
goncalo.j.f.marques
9 participantes

Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por goncalo.j.f.marques Sex Abr 26, 2019 12:10 pm

Um questão que dividirá por cento as nossas opiniões.

Por curiosidade quais de nós são a favor os contra algum ou todos estes (e outros) movimentos separatistas?

Da minha parte admito que simpatizo com os movimentos. Grande admiração pela ETA, e simpatia pelos Catalães e Flandres.

Os outros dizem-me mesmo mas na realidade simpatizo com a maioria destes movimentos...

Abraço
goncalo.j.f.marques
goncalo.j.f.marques
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 491
Pontos : 637
Reputação : 46
Data de inscrição : 18/01/2019
Localização : Rio Maior

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por Jorge Miguel Sex Abr 26, 2019 12:18 pm

Se por um lado defendo que a integridade de um país deve se manter inviolável apesar da vontade de certas minorias independentistas, também num olhar mais político e estratégico sou a favor desses movimentos, primeiro Portugal é dos únicos países que não tem qualquer tipo de problema com grupos independentistas nem nas ilhas se fala nisso, e depois dando a independência a esses grupos Portugal seria um dos maiores países da Europa e estaria ao nível dos maiores!...
Claro que na prática minha ideia pode ser parva mas é isso mesmo uma ideia, provavelmente inatingível é uma ilusão!.
Jorge Miguel
Jorge Miguel
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 548
Pontos : 625
Reputação : 75
Data de inscrição : 13/01/2019
Idade : 41
Localização : Águeda

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por Pedro Antunes Sex Abr 26, 2019 2:41 pm

De espanha nem bom vento, nem bom casamento.
Eles que se matem todos, que a seguir nós anexamos o território, e também assim, Olivença já fica definitivamente nossa.
Mas que o que os canhotos catalães andam a fazer, até me faz rir, só mesmo por a inercia de Madrid.
Por mim, matem-se e esfolem-se, desde que não chateiem para este lado.
Pedro Antunes
Pedro Antunes
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 505
Pontos : 614
Reputação : 51
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por goncalo.j.f.marques Sex Abr 26, 2019 3:28 pm

Pedro Antunes escreveu:De espanha nem bom vento, nem bom casamento.
Eles que se matem todos, que a seguir nós anexamos o território, e também assim, Olivença já fica definitivamente nossa.
Mas que o que os canhotos catalães andam a fazer, até me faz rir, só mesmo por a inercia de Madrid.
Por mim, matem-se e esfolem-se, desde que não chateiem para este lado.

Admito que é por aí. Apoio os catalães mais pelo prazer de ver Espanha se desmembrar. Admito
goncalo.j.f.marques
goncalo.j.f.marques
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 491
Pontos : 637
Reputação : 46
Data de inscrição : 18/01/2019
Localização : Rio Maior

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por Mário Machado Sex Abr 26, 2019 3:28 pm

Queres a opinião pessoal...
Não quero saber de nada disso.
Estou preocupado é com a Região Separarista Centro-africana da Amadora, e os independentistas do Crescente Vermelho da Mouraria.
Mário Machado
Mário Machado
Admin

Mensagens : 1742
Pontos : 3008
Reputação : 307
Data de inscrição : 12/01/2019
Idade : 47
Localização : Cascais

http://www.novaordemsocial.com

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por goncalo.j.f.marques Sex Abr 26, 2019 3:30 pm

Jorge Miguel escreveu:Se por um lado defendo que a integridade de um país deve se manter inviolável apesar da vontade de certas minorias independentistas, também num olhar mais político e estratégico sou a favor desses movimentos, primeiro Portugal é dos únicos países que não tem qualquer tipo de problema com grupos independentistas nem nas ilhas se fala nisso, e depois dando a independência a esses grupos Portugal seria um dos maiores países da Europa e estaria ao nível dos maiores!...
Claro que na prática minha ideia pode ser parva mas é isso mesmo uma ideia, provavelmente inatingível é uma ilusão!.

Cuidado. Já tivermos esses movimentos nas ilhas... só que deram uns trocos ao Alberto João Jardim e a coisa acalmou.
E ainda há meia dúzia de maluco de uma coisa chamada MIA - Movimento pela Independência do Algarve

goncalo.j.f.marques
goncalo.j.f.marques
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 491
Pontos : 637
Reputação : 46
Data de inscrição : 18/01/2019
Localização : Rio Maior

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por goncalo.j.f.marques Sex Abr 26, 2019 3:33 pm

Mário Machado escreveu:Queres a opinião pessoal...
Não quero saber de nada disso.
Estou preocupado é com a Região Separarista Centro-africana da Amadora,  e os independentistas do Crescente Vermelho da Mouraria.

Esses era só a malta ter poder legislativo e resolvia-se numa questão de dias....
Concordo contigo que me preocupa mais Portugal e esses "enclaves estrangeiros" em território luso.

Mas vou vendo a maioria a apoiar tais politicas. Quando a coisa descambar não vou ter pena desses que hoje os defendem.
goncalo.j.f.marques
goncalo.j.f.marques
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 491
Pontos : 637
Reputação : 46
Data de inscrição : 18/01/2019
Localização : Rio Maior

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por Jorge Miguel Sex Abr 26, 2019 3:37 pm

Essa do Algarve desconhecia por completo! Quanto às ilhas já tinha ouvido falar qualquer coisa mas penso que tivesse sido residual, embora se avaliarmos bem temos que concordar com o Mário, não temos grupos independentistas no momento, mas temos algo pior que são bairros No Zone dominados por imigrantes oriundos de África na sua maioria e o pior é quando sai em a rua aí é África pura dentro do nosso próprio país!...
Jorge Miguel
Jorge Miguel
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 548
Pontos : 625
Reputação : 75
Data de inscrição : 13/01/2019
Idade : 41
Localização : Águeda

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Mestiço pode participar?

Mensagem por Erica Friday Sex Abr 26, 2019 9:51 pm

Tenho 34 anos,possuo pele branca,cabelo alisado, mas sou descendente de negros, porque o meu pai era guineense e a minha mãe é portuguesa branca.
Eu fui criada pela família da minha mãe,por isso tenho hábitos e costumes europeus.A família da parte do meu pai sempre rejeitou-me por isso desconheço a cultura africana.
Estou de acordo com os vossos ideais, porque a cultura europeia está a ser destruída devido á invasão de mulcumanos e sub-saarianos.
Eu vivo num prédio na zona de Loures onde a maioria são africanos e afro-descendentes mas não me dou bem com eles: lixo,barulho, agressividade,festas até às 2 da manhã. É um inferno!
Apesar de ser mestiça posso adquirir á causa nacionalista?
Quero o vosso feedback.

Erica Friday
Iniciado
Iniciado

Mensagens : 5
Pontos : 6
Reputação : -1
Data de inscrição : 26/04/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por engraul Sex Abr 26, 2019 10:51 pm

Pedro Antunes escreveu:De espanha nem bom vento, nem bom casamento.
Eles que se matem todos, que a seguir nós anexamos o território, e também assim, Olivença já fica definitivamente nossa.
Mas que o que os canhotos catalães andam a fazer, até me faz rir, só mesmo por a inercia de Madrid.
Por mim, matem-se e esfolem-se, desde que não chateiem para este lado.

Pedro sabes pk se diz que de espanha nao vem bom vento nem bom casamento?

Descobre!
E posso te dizer que os "Judeus" ja foram, ja lhes fiz o enterro com eles vivos la dentro, agora é só esperar que eles morram no caixao.
Esse ditado k de espanha nao vem bom vento nem bom casamento ja era...
engraul
engraul
Excelente
Excelente

Mensagens : 158
Pontos : 186
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por Pedro Antunes Sex Abr 26, 2019 11:04 pm

Descobre!
E posso te dizer que os "Judeus" ja foram, ja lhes fiz o enterro com eles vivos la dentro, agora é só esperar que eles morram no caixao.
Esse ditado k de espanha nao vem bom vento nem bom casamento ja era…

Ehehehe… eu sei que já era, mas é uma expressão mais soft, para não estar a falar nos eleitos…
Pode-se pensar tudo, mas não dizer Wink
Pedro Antunes
Pedro Antunes
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 505
Pontos : 614
Reputação : 51
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por exzorori61 Seg Abr 29, 2019 10:29 pm

Apoio ao 100% os nacionalismos independentistas e o enfraquecimento de Espanha. O que mais me representa é o basco, que conheço muito bem pessoalmente.
exzorori61
exzorori61
Iniciado
Iniciado

Mensagens : 12
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/04/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por César Neves Sáb Jul 06, 2019 9:55 pm

Acho de uma incoerência enorme ver portugueses a defender a unidade de Espanha quando em toda a nossa história fomos ameaçados por eles, que sempre tiverem intenções de nos anexar e/ou conquistar, até que o conseguiram por 60 anos. Se houve sempre um inimigo na história de Portugal foram eles!!! (Castela, Leão, etc)

A luta pela independência da Galiza, país Basco ou Catalunha não é de esquerda nem de direita, é uma questão Nacional e de identidade desses povos.

Como português sonho com o dia em que Espanha deixe de existir e possamos realmente estabelecer melhores relações com os povos galegos e catalães. E não se esqueçam que se não fossem os catalães não tínhamos restaurado e independência em 1640!

Eternamente gratos!

César Neves
César Neves
Iniciado
Iniciado

Mensagens : 7
Pontos : 12
Reputação : 3
Data de inscrição : 06/07/2019
Idade : 33
Localização : Tomar

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por scaeva Seg Jul 08, 2019 7:07 pm

Na minha humilde opiniao, convem distinguir as coisas e analisar de forma congruente:

1. Bascos e ETA: do meu ponto de vista, os Bascos teem caractristicas muito especiais, sendo que a principal é que nao são um povo indo-europeu; Possivelmente são mesmo os habitantes originais da Europa. O País Basco (politicamente) nunca existiu (sendo o mais proximo, o Reino de Navarra), e a Nação Basca etnica foi dividida por 2 países, Espanha (sul) e França (norte). Dos 365 países (de cabeça o numero pode ser diferente hoje) em todo o mundo apenas 2 teem nome de origem basca, a Colômbia e a Venezuela. Para quem não sabe, muitas das conquistas espanholas nas Americas foram lideradas por Bascos, assim como houve diversas grandes ondas de migraçao dos Bascos. Alguns descendentes de Bascos famosos sao: Che Gueverra e Simon Bolivar. Relativamente à ETA, é de louvar que atacavam unicamente alvos militares e não civis, o que na minha opiniao os torna diferentes dos restantes grupos identicos. Ao contrário de outros povos europeus, os Bascos sempre lutaram para manter a sua identidade e cultura. Tudo isto é de louvar, no entanto, à que apontar que os Bascos teem um pensamento alinhado à esquerda. Durante a guerra civil espanhola os Bascos oficialmente ficaram do lado dos Republicanos contra Franco, sendo que existiram alguns voluntários também do lado de Franco. A ETA é uma organizaçao de esquerda. Resta ainda dizer que os Bascos teem outra propriedade que os define, uma alta concentraçao (invulgar) de sangue RH- (entre 30 a 40%), que segundo muitos provem de linhagens cro-magons devido a caractristicas tipicas dos cro-magnons como olhos claros e cabelo claro. Estas caractristicas sao muito semelhantes aos Bereberes do norte de Africa. A titulo de curiosidade, 'Salazar' é um nome de origem Basca.

Portanto, nao sei se gosto ou nao muito dos Bascos; Como disse admiro a sua resistencia em torno da defesa da sua cultura, mas o alinhamento à esquerda deixa-me muito desconfortável, para além de que nao sao povos indo-europeus. Pouco ou nada partilham conosco a nivel de etnia.

2. Espanha: Espanha é uma nação recente com menos de 400 anos; O sul de espanha geneticamente é diferente do norte e tem que lidar com questao de separatismo, um exemplo simples de que uma nação com fronteiras geograficas diferentes das fronteiras etnicas e com vários grupos pode dar asneira. É um problema porque utilizando o exemplo dos Bascos, quer Espanha quer França tentaram forçar os Bascos a abandonarem a cultura e serem assimilados na cultura dominante. Ambos falharam.
Eu nao vejo Espanha como o 'grande inimigo', sim, teve consequencias brutais para Portugal, mas nao dou o crédito aos espanhois, dou o crédito da derrocada de Portugal em primeiro lugar à dinastia mais fraca que Portugal teve, os 'Braganças' e a uma série de Reis otários como por D. Pedro IV. Em ultimo recurso, há creditos a dar à natureza também. De qualquer forma é de compreender que quer Portugal, quer Espanha lutaram juntos em várias guerras como por exemplo as guerras da Flandres contra os protestantes, a reconquista contra os Mouros, em que Espanha pediu apoio a Portugal pelo menos 2 vezes, as guerras contra Inglaterra (nomeadamente a Armada Invencivel), etc. Deste ultimo conflito, podemos ter em conta que o San Martin (Sao Martinho), o maior galeao de guerra do mundo à data era Português e era o navio capitão da armada. Há muitos factores em torno do declineo de Portugal, mas Espanha nao foi mais pesados. Os inimigos que Portugal fez aquando da Uniao Iberica, foram derrotados e os territorios importantes resgatados, como por exemplo o Brasil aos Holandeses. Os Espanhois enquanto combatentes foram espectaculares, partilham a mesma etnia, a mesma cultura (celto-romana), uma lingua muito semelhante e a mesma historia. Um inimigo poderoso assim como um aliado poderoso.

Do meu ponto de vista, se Espanha invadir Portugal sinto-me na responsabilidade de provocar o maior numero de baixas possível ao invasor e de combater. Se Espanha se unisse a Portugal por vontade do povo, nao forneceria qualquer tipo de resistencia desde que preservassem a nossa cultura e lingua. Vejo os Espanhois como 'irmaos' e considero Espanha a nação verdadeiramente irma de Portugal, nao o Brasil. Prefiro os Espanhois aos Brasileiros ou a qualquer outro país da diaspora Portuguesa.

Vejo demasiado 'patriotismo parolo' com esse odio aos espanhois. Há outros inimigos piores para a Naçao Portuguesa. O Brasil é um deles (assim como a maior parte dos países da diaspora Portuguesa), as pseudo-elites portuguesas, a esquerda marxista e esquerda radical, os republicanos e os sionistas.

Esta questao toda faz-me lembrar algo do passado; Em 2014 contactei Gaston Besson para me juntar ao Batalhão Azov e ir para a Ucrania combater (e continuo a ser um admirador de Andryi Biletsky). Infelizmente (ou talvez nao), a guerra estabilizou a mudou bastante quando chegou a altura de eu marchar (Dezembro). Pelo caminho falei com 'nacionalistas' russos que estavam do lado oposto e soube umas quantas merdas que me deixaram sem perceber se realmente o lado Ucraniano era o melhor, uma vez que etnicamente aquela zona tem muito mais russos que ucranianos. Isto levamente a pensar se a questao da Ucrania nao seria mais um dos problemas de fronteiras geograficas vs fronteiras etnicas. Em tudo semelhante por exemplo à questao da Prussia Oriental entre a primeira e segunda guerra mundial e ao massacre dos alemaes etnicos pelos Polacos.
scaeva
scaeva
Muito bom
Muito bom

Mensagens : 58
Pontos : 78
Reputação : 8
Data de inscrição : 22/04/2019
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por Convidado Ter Jul 09, 2019 2:31 am

Sou particularmente a favor, pois a justiça nos protestos dessas comunidades está justamente a questão nacionalista, o que nós somos ferrenhos defensores.

Se há uma região com cultura, identidade, história e tradição própria, nada mais justo que deixar esses povos representantes destas localidades defenderem um espaço único para eles. Apenas querem liberdade para uma nação!

P.F.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra? Empty Re: Catalunha/Bascos/Corsega/Flandres etc. A favor ou contra?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos