Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores

3 participantes

Ir para baixo

Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores Empty Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores

Mensagem por Henrique_R Sáb Fev 16, 2019 11:00 am

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou hoje o Vaticano.

Num comunicado, o gabinete de imprensa da Santa Sé afirma que a decisão da Congregação para a Doutrina da Fé surge na sequência de uma investigação ordenada pelo Papa Francisco sobre o caso.

O Papa já tinha afastado o arcebispo norte-americano do Colégio Cardinalício e tinha-lhe ordenado que permanecesse afastado de funções e recolhido até que se decidisse num julgamento canónico a veracidade das acusações de abusos sexuais de que era alvo.

A Congregação para a Doutrina da Fé considera McCarrick culpado de acusações sexuais de menores e adultos com a agravante de abusos de poder e por isso impôs-lhe a redução ao estado laico, refere o comunicado hoje divulgado.

"O Santo Padre reconheceu a natureza definitiva, de acordo com a lei, desta decisão, que faz com que o caso esteja resolvido, ou seja, não suscetível de recurso", adianta.

A redução ao estado laico prevê que não se possa administrar sacramentos, vestir-se como um sacerdote e receber qualquer tipo de salário.

McCarrick, de 88 anos e arcebispo de Washington entre 2000 e 2006, foi acusado de abusar sexualmente de menores e de comportamentos indevidos com jovens sacerdotes.

Em 20 de julho um homem rompeu o silêncio depois de 40 anos e assegurou ao jornal norte-americano "The New York Times" que o ex-cardeal tinha abusado dele quando era menor de idade, uma situação que presumivelmente se terá prolongado durante duas décadas.

A decisão da Congregação para a Doutrina da Fé surge poucos dias antes da realização no Vaticano de uma cimeira histórica contra os abusos de menores com a participação de religiosos que foi convocada por Jorge Bergoglio para 21 e 24 de fevereiro.

McCarrick (Nova Iorque, 1930) foi ordenado cardeal por João Paulo II e participou no conclave de abril de 2005 que elegeu o pontífice Bento XVI.

A perda do 'barrete cardinalício' só teve um único precedente na história da Igreja católica, designadamente em 13 de setembro de 1927 e não estava relacionada com os abusos sexuais, quando o cardeal Louis Billot que tinha apoiado o movimento antifascista e antissemita "Action Française", foi condenado por Pío XI e depois de ser recebido pelo Papa deixou o cargo.
Henrique_R
Henrique_R
Excelente
Excelente

Mensagens : 159
Pontos : 253
Reputação : 12
Data de inscrição : 13/01/2019
Idade : 36
Localização : Odivelas

Ir para o topo Ir para baixo

Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores Empty Re: Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores

Mensagem por Billy the Kid Sáb Fev 16, 2019 1:01 pm

Todas as semanas, a mesma organização, os mesmo actos nível mundial, uma vergonha como sempre... haviam de fazer como fazem a certas organizações, e passar a ser uma organização ilegal devido aos seus membros...
Billy the Kid
Billy the Kid
Admin

Mensagens : 560
Pontos : 625
Reputação : 59
Data de inscrição : 14/01/2019
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores Empty Re: Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores

Mensagem por Jorge Miguel Sáb Fev 16, 2019 1:08 pm

O Vaticano não passa de um negócio, agora tentam lavar as mãos com estas expulsões mas a verdade é que tinham conhecimento à anos e nunca fizeram nada com a desculpa da confissão. Já para não falar que este Papa é um autêntico anti-Cristo...
Jorge Miguel
Jorge Miguel
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 548
Pontos : 625
Reputação : 75
Data de inscrição : 13/01/2019
Idade : 41
Localização : Águeda

Ir para o topo Ir para baixo

Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores Empty Re: Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores

Mensagem por Billy the Kid Sáb Fev 16, 2019 1:43 pm

Jorge Miguel escreveu:O Vaticano não passa de um negócio, agora tentam lavar as mãos com estas expulsões mas a verdade é que tinham conhecimento à anos e nunca fizeram nada com a desculpa da confissão. Já para não falar que este Papa é um autêntico anti-Cristo...

A meu ver o maior problema, foi e ate tem sido, o facto de que quem tem responsabilidades dentro da organização encobrir factos. Gente má há em todos os sítios da sociedade e em toda a parte do mundo, mas se os lideres um uma organização encobre factos em vez de ate os expor e serem os primeiros a colaborar com a justiça.... então eles são cúmplices.... Mas isto não é exclusivo do Vaticano, os Mormons teem o mesmo problema e nos Testemunhas de Jeová também é um serio problema... E um problema da cristiandade em geral...
Billy the Kid
Billy the Kid
Admin

Mensagens : 560
Pontos : 625
Reputação : 59
Data de inscrição : 14/01/2019
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores Empty Re: Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores

Mensagem por Jorge Miguel Sáb Fev 16, 2019 1:56 pm

Sem dúvida, estamos a falar do Vaticano porque é deles que se trata a notícia, agora este tipo de crime não é exclusivo do mesmo! Todas as religiões e seitas têm as suas pessoas más... Agora acho que a culpa também é das chefias não se justifica o celibato, mas existe maior prova de amor do que constituírem uma família poderem ter filhos, transmitirem os valores como o respeito, a modéstia, a amizade aos filhos! Isso na minha opinião é que é amar a Deus!
Jorge Miguel
Jorge Miguel
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 548
Pontos : 625
Reputação : 75
Data de inscrição : 13/01/2019
Idade : 41
Localização : Águeda

Ir para o topo Ir para baixo

Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores Empty Re: Vaticano expulsa do sacerdócio ex-cardeal dos EUA por abusos sexuais de menores

Mensagem por Billy the Kid Sáb Fev 16, 2019 2:26 pm

Jorge Miguel escreveu:Sem dúvida, estamos a falar do Vaticano porque é deles que se trata a notícia, agora este tipo de crime não é exclusivo do mesmo! Todas as religiões e seitas têm as suas pessoas más... Agora acho que a culpa também é das chefias não se justifica o celibato, mas existe maior prova de amor do que constituírem uma família poderem ter filhos, transmitirem os valores como o respeito, a modéstia, a amizade aos filhos! Isso na minha opinião é que é amar a Deus!

Eu entendo o que quer dizer, ma eu não acredito que estas coisas passam-se porque não são casados, eu penso que é uma cultura dentro da dita igreja e não uma questão de circunstancia e/ou oportunidade... Mas eu não devia falar muito sobre este assunto porque eu sou um inimigo de todas as organizações religiosas (não europeias) seja quais forem...
Billy the Kid
Billy the Kid
Admin

Mensagens : 560
Pontos : 625
Reputação : 59
Data de inscrição : 14/01/2019
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos