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Revolut desligou durante três meses o sistema que impedia lavagens de dinheiro

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Revolut desligou durante três meses o sistema que impedia lavagens de dinheiro Empty Revolut desligou durante três meses o sistema que impedia lavagens de dinheiro

Mensagem por Barão Vermelho Qui Fev 28, 2019 8:43 pm

Um dos bancos digitais de maior crescimento no mundo desligou, durante três meses, o sistema usado para impedir transferências de dinheiro duvidosas. Em Portugal tem mais de 100 mil clientes.
Milhares de transferências ilegais podem ter passado pelo sistema bancário digital da Revolut durante três meses, entre julho e setembro de 2018, escreve esta quinta-feira o The Telegraph. O jornal britânico teve acesso a documentos que mostram que, durante esse tempo, a startup inglesa desligou um sistema automático que foi projetado para impedir transferências de dinheiro duvidosas, bem como a criação de contas bancárias com esse intuito. A própria empresa admitiu que o sistema esteve mesmo desligado, tendo mesmo aberto uma investigação interna no final de 2018, depois de uma denúncia sobre o sistema de triagem.
Para além do inquérito interno, a Revolut chegou a enviar uma carta à FCA — Financial Conduct Authority, a autoridade de conduta financeira britânica — em setembro de 2018. Através do responsável jurídico da Revolut, Tom Hambrett, a empresa escreveu que a investigação interna “concluiu que a decisão de desativar o mecanismo de interrupção de transação estava errada” e que “implicava falhas em alguns sistemas e controlos”.

E o que é este sistema? Basicamente, trata-se de um sistema de verificação automática dos registos dos clientes tendo em conta uma lista oficial que indicava potenciais transações de alto risco e clientes que estão sinalizados como “pessoas politicamente expostas”.
Uma justificação dada pela Revolut à FCA para a desativação do sistema foi o facto de terem sido interrompidas erradamente cerca de 8.000 transações legítimas, bloqueando injustamente as transferências. A empresa alterou então o sistema, mudando para outro semelhante, mas com uma diferença: não bloqueava as transações, apenas as sinalizava, autorizando-as depois a prosseguir.

Desde então, o banco reativou o sistema de triagem de transações, introduzindo, a 16 de setembro, um novo modelo de verificação desde o incidente, disse a empresa à FCA.

A Revolut tem-se assumido como uma das startups de banca digital com maior crescimento nos últimos anos. Desde a sua criação, em 2015, já angariou 4 milhões de clientes. Portugal já é o oitavo principal mercado da empresa. A cada dia, entre 300 e 400 pessoas aderem ao Revolut em Portugal, levando a fintech que quer revolucionar a banca atingir os 100 mil utilizadores em janeiro.
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