Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crise no recrutamento de magistrados

Ir para baixo

Crise no recrutamento de magistrados Empty Crise no recrutamento de magistrados

Mensagem por Raquel Machado Sáb Mar 02, 2019 10:57 pm

1. A selecção de magistrados
O prestígio e a qualidade do sistema de justiça assentam essencialmente nos seus recursos humanos.

O recrutamento, a formação, a capacidade de motivar e manter os melhores na carreira é essencial para o desempenho das instituições. O sistema judicial não foge à regra.
O Centro de Estudos Judiciários é responsável pela selecção e formação de magistrados portugueses.

Se observarmos o número de candidatos a magistrados este ano, verificamos que existe um decréscimo muito significativo face ao concurso anterior.

Este fenómeno é extremamente preocupante.

Se a base de selecção é muito menor, a escolha diminui e corre o risco de se escolherem candidatos que não são adequados à função.

Qual a razão por que tal sucede?

A carreira já não é atractiva para os juristas quando comparada com as remunerações auferidas nas grandes sociedades de advogados?

O valor da bolsa auferida no período de formação é insuficiente para quem tenha organizada a sua vida fora de Lisboa, atenta a localização da instituição e os preços das rendas praticadas na capital?

O número de anos que um jovem magistrado demora para ser colocado perto da sua localidade de origem é tão longo que inviabiliza a compatibilização da vida profissional e familiar?

A evolução na carreira não é atractiva?

Os elevados níveis de trabalho e responsabilidade, aliados ao forte escrutínio público e mediático, não são compensados do ponto de vista financeiro?

O facto de ser necessário pagar uma taxa elevada para a realização dos exames de acesso à magistratura afasta alguns candidatos?

No ano passado, os júris do CEJ excluíram quase a generalidade dos candidatos, por entenderem que não tinham qualidade suficiente.

Não obstante a enorme carência de quadros que afecta o Ministério Público, não foram preenchidas as 50 vagas existentes na sua totalidade.

Se tal realidade voltar a ocorrer este ano todo o sistema terá de ser reequacionado.

Os tribunais e o Ministério Público precisam de magistrados para funcionar, sendo certo que é necessário que os mesmos tenham as qualidades técnicas e humanas adequadas para o exercício da profissão.

A revisão do Estatuto do Ministério Público é uma oportunidade para tornar a carreira mais atractiva e assim atrair os melhores juristas, o que não sucede actualmente.

Se o número de candidatos continuar a diminuir de forma tão significativa, a qualidade da magistratura portuguesa ficará em risco.

2. A greve dos magistrados do Ministério Público

Esta semana realizou-se uma greve de magistrados do Ministério Público durante 3 dias.

Este tipo de protesto é raro e só ocorre quando está em causa a violação de princípios essenciais, recordamos que a última greve de procuradores aconteceu no ano de 2013.

A defesa da autonomia do Ministério Público e da investigação criminal, mobilizaram cerca de 90% dos procuradores a adoptar esta forma de protesto.

Se for alterada a composição do Conselho Superior do Ministério Público, da forma que alguns pretendem, teremos uma investigação criminal controlada politicamente, o que não é desejável.

A greve que efectuámos foi em defesa do cidadão e de um sistema de justiça democrático.

Sem uma justiça independente a democracia é uma farsa.

Uma investigação criminal que seja dominada pelo poder político não é própria de um regime democrático.

Por todo o mundo e também na Europa, verificamos que existe uma tendência para o controlo do poder judicial, o que já começa a ter consequências em concreto em países como a Turquia, Polónia, Hungria, Roménia e Estados Unidos da América. Não queremos que suceda o mesmo por cá.

No próximo fim-de-semana, uma delegação do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público irá participar, em Roma, numa reunião da Medel (uma importante associação europeia de magistrados), onde transmitirá as nossas preocupações relativamente à intenção de alguns sectores políticos pretenderem acabar com a autonomia do Ministério Público português.

Antonio Ventinhas

Sábado
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos