Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma súbita náusea

4 participantes

Ir para baixo

Uma súbita náusea  Empty Uma súbita náusea

Mensagem por Raquel Machado Dom Mar 03, 2019 2:01 pm

Uma professora foi agredida mas dessa violência não se fala. Carlos César diz que “a igreja tem de pôr a mão na consciência” sobre os abusos de menores e o país cala... São os dias da súbita náusea.

Náusea. Carlos César diz que “a igreja tem de pôr a mão na consciência” sobre os abusos de menores. Carlos César diz que “a igreja portuguesa se tem mantido em silêncio no que toca a abusos sexuais e pedofilia”, mas é hora de “meter a mão na consciência”. Aliás, o Presidente do Partido Socialista diz mesmo que “em Portugal parece que não se passou nada”. Por uma questão de higiene não vou comentar o conteúdo destas palavras de Carlos César. Por uma questão de memória futura deixo um aviso: um país em que uma personagem como Carlos César tem um ascendente crescente é um país cujo regime se torna mais opaco. E também mais desabridamente boçal. Já foi assim na crise gerada pelo Estatuto dos Açores em 2008 e os anos apenas acrescentaram essa atitude de sobranceira impunidade que caracteriza Carlos César: a forma como actuou na não recondução de Joana Marques Vidal em 2018 e agora esta declaração sobre o silêncio da Igreja portuguesa “no que toca a abusos sexuais e pedofilia” mostram como Carlos César sabe que cada vez menos pessoas têm coragem para perguntar: quando chega a hora de o PS “meter a mão na consciência”?
Combates selectivos. “Uma professora da Escola Básica da Torrinha, no Porto, foi agredida ‘a soco e pontapé’ à porta do estabelecimento por uma encarregada de educação, revelou esta quinta-feira à Agência Lusa fonte da PSP. De acordo com a mesma fonte, o incidente ocorreu quarta-feira e a PSP foi chamada ao local cerca das 10h50, tendo a vítima apresentado queixa junto daquela força policial. A professora, de 45 anos, também se dirigiu ao hospital de Santo António, no Porto, para receber assistência médica.”

Se usarmos para esta agressão a grelha actualmente em voga para a violência dita doméstica temos de perguntar também se a agressora já foi interrogada e sujeita a alguma medida cautelar. E claro indagar a que resultados chegaram, por exemplo, os 87 inquéritos de agressões contra professores que o Ministério Público de Lisboa abriu em 2017. Houve condenações? E se houve estas resumiram-se às penas suspensas e multas do costume ou foram aplicadas medidas de prisão? E os juízes o que escreveram nos acordãos? Citaram a Bíblia, Piaget ou Freinet? Há juízes reincidentes na absolvição dos agressores de professores? Como se chamam esses juízes?… Vamos usar esta táctica de pressão e fulanização dos juízes nos casos das agressões aos professores ou este tipo de argumentário só é válido quando está em causa o tema em agenda?

Há algo de esquizofrénico na presente parcelização da violência: a única violência de que se fala é a doméstica. Vamos ter mesmo na próxima semana um dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica. As outras vítimas de violência não merecem atenção? A violência entre os jovens é uma espécie de elefante no meio da sala e assim vai continuar até que um facto mais grave obrigue a que se deixe de fazer de conta que não está a acontecer nada. A violência exercida sobre as figuras de autoridade, de que os professores são o exemplo mais evidente mas que também atinge funcionários das escolas, pessoal de saúde e polícias, é subestimada quer nos números, quer nas consequências. Mas paremos para pensar um pouco: o que será um professor ter de voltar a enfrentar a turma em que um dos alunos o esmurrou? Ou em que um pai lhe deu uma cabeçada que o fez desmaiar? Ou em que uma mãe o pontapeou? Qual o impacto dessas agressões no comportamento e nas vidas dos alunos que assistiram a esses momentos umas vezes aterrorizados, outras na galhofa, outras desviando o olhar?

E quando se enfrentará finalmente a violência sofrida pelos habitantes da zonas rurais, vítimas de inenarráveis assaltos às suas casas e aos seus bens? Quantas declarações de responsáveis políticos ouvimos sobre a vaga de assaltos que em 2018 se registou nas zonas de de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Figueira da Foz e Coimbra “29 idosos amarrados, torturados e violentamente agredidos. As pessoas nem tinham tempo de reagir. Eram acordadas bruscamente e começavam a bater-lhes. Havia quem dissesse logo onde estava o dinheiro implorando que as deixassem, mas eles não queriam saber e continuavam (…) Em julho o pesadelo calhou a um casal do Pombal e a mulher, de 85 anos, foi de tal forma espancada que não resistiu e morreu. Noutro caso, em junho, os assaltantes agrediram e torturaram uma das vítimas, durante mais de uma hora e meia“. Recordo aliás que estes assaltos acabaram a ter alguma notoriedade porque os seus autores fugiram por uma janela do tribunal. E será que desta vez os assaltantes-agressores vão ser condenados a uma simpática pena suspensa por roubos agravados como já acontecera a um deles no passado?

Que sentido faz fixarmo-nos num tipo de violência e fechar os olhos à restante?

Demagogia. As mulheres têm de se afirmar. Têm de perder o medo. Têm de ter voz própria…. Tudo isto claro se for para dizerem o que se espera. O que está previsto. E apenas isso. A reacção ao artigo de Joana Bento Rodrigues é um bom exemplo do que se pode definir como liberdade guionada: quando não se respeita o guião gera-se o escândalo. Agora como no passado é essencial o respeitinho das mulheres pelo guião que deve reger as suas vidas e opiniões.

PS. Não se pode fazer uma petição pelo fim dos desfiles de Carnaval das escolas? Que mal terão feito as crianças de hoje para terem de andar a correr as ruas das suas localidades vestidas de lixo poluente, alga feliz, alimento saudável… ou outro item igualmente cheio de mensagem? Quando dentro de alguns anos se fizer o retrato do nosso tempo este intrusismo didáctico dos adultos nas brincadeiras infantis vai estar lá como um dos traços mais perturbantes.

Helena Matos
Observador
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Uma súbita náusea  Empty Re: Uma súbita náusea

Mensagem por Mário Machado Dom Mar 03, 2019 2:41 pm

Grande Helena Matos..uma vez mais!
Mário Machado
Mário Machado
Admin

Mensagens : 1742
Pontos : 3008
Reputação : 307
Data de inscrição : 12/01/2019
Idade : 47
Localização : Cascais

http://www.novaordemsocial.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma súbita náusea  Empty Re: Uma súbita náusea

Mensagem por Raquel Machado Dom Mar 03, 2019 8:40 pm

Gosto muito do observador e sim a Helena Matos bate todos!


Última edição por Raquel Machado em Dom Mar 03, 2019 11:57 pm, editado 1 vez(es)
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Uma súbita náusea  Empty Re: Uma súbita náusea

Mensagem por Jorge Miguel Dom Mar 03, 2019 9:22 pm

Sem dúvida que subscrevo! Só a pouco sigo o observador mas neste momento é o único meio de informação com alguma imparcialidade e sem doutrinas...
Jorge Miguel
Jorge Miguel
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 548
Pontos : 625
Reputação : 75
Data de inscrição : 13/01/2019
Idade : 41
Localização : Águeda

Ir para o topo Ir para baixo

Uma súbita náusea  Empty Re: Uma súbita náusea

Mensagem por Billy the Kid Dom Mar 03, 2019 9:26 pm

Não dou muito anos de vida ao observador....
Billy the Kid
Billy the Kid
Admin

Mensagens : 560
Pontos : 625
Reputação : 59
Data de inscrição : 14/01/2019
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Uma súbita náusea  Empty Re: Uma súbita náusea

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos