Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Governo angolano diz que Portugal pediu desculpa pelo caso Jamaica

Ir para baixo

Governo angolano diz que Portugal pediu desculpa pelo caso Jamaica Empty Governo angolano diz que Portugal pediu desculpa pelo caso Jamaica

Mensagem por Nuno Varejão Seg Mar 04, 2019 7:08 pm

Governo angolano diz que Portugal pediu desculpa pelo caso Jamaica

O governo angolano diz que "não existe qualquer irritante" nas relações entre Angola e Portugal e sublinha que as autoridades angolanas acompanharam, em conjunto com as portuguesas, todo o processo.


Em causa está o incidente entre moradores angolanos daquele bairro, no concelho do Seixal, e a polícia, ocorrido em janeiro

O governo angolano garantiu esta segunda-feira que “não existe qualquer irritante” nas relações entre Angola e Portugal, salientando, paralelamente, que o “Caso Jamaica”, com críticas à atuação da polícia, está ultrapassado, depois de uma atuação “discreta” das duas partes.

Em conferência de imprensa realizada em Luanda, destinada a fazer o “lançamento” da visita a Angola do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que começa oficialmente quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, lembrou que as autoridades angolanas acompanharam, em conjunto com as congéneres portuguesas, o assunto desde o primeiro momento.

Em causa o incidente entre moradores angolanos daquele bairro, no concelho do Seixal, e a polícia, ocorrido em janeiro e que deu origem depois a uma manifestação realizada em Lisboa, em que se registaram incidentes entre manifestantes e polícias.

Manuel Augusto escusou-se a comentar o tratamento que as autoridades e a imprensa de Portugal deram ao assunto, considerando uma “matéria interna” portuguesa, apesar das críticas, nos dois países, à atuação da polícia.

O que talvez seja aqui de sublinhar é que as autoridades angolanas não se fizeram acompanhar da imprensa, nem a chamaram para se fazer acompanhar. A nossa embaixada e o nosso consulado, sob nossa orientação, acompanhou a família afetada até ao tribunal que julgou o jovem que foi indiciado [por agressões a agentes da polícia]. O resultado desse julgamento foi aceitável e o jovem está em liberdade. Angola fez o que tinha de fazer”, disse.

“Quero aqui assegurar que o Governo angolano, através dos seus representantes em Portugal, assumiu as suas responsabilidades, estabeleceu pontes de diálogo com as autoridades portuguesas, condenou o uso excessivo da força, tal como também o fez tem relação ao respeito às autoridades (policiais portuguesas). Tivemos uma atitude permanente, sem muito barulho, mas eficaz”, salientou.

Por outro lado, Manuel Augusto salientou ter estado em contacto com o homólogo português, Augusto Santos Silva.

“Teve a hombridade de me ligar, não só para apresentar desculpas, mas também para sublinhar a forma, com sentido de Estado, como as autoridades angolanas reagiram“, sublinhou.

Observador
Nuno Varejão
Nuno Varejão
Muito bom
Muito bom

Mensagens : 60
Pontos : 127
Reputação : 5
Data de inscrição : 25/01/2019
Idade : 36
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Governo angolano diz que Portugal pediu desculpa pelo caso Jamaica Empty Re: Governo angolano diz que Portugal pediu desculpa pelo caso Jamaica

Mensagem por Nuno Varejão Seg Mar 04, 2019 7:08 pm

Ridículo este governo!!
Nuno Varejão
Nuno Varejão
Muito bom
Muito bom

Mensagens : 60
Pontos : 127
Reputação : 5
Data de inscrição : 25/01/2019
Idade : 36
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos