Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os milhões angolanos investigados no Banif

Ir para baixo

Os milhões angolanos investigados no Banif Empty Os milhões angolanos investigados no Banif

Mensagem por Raquel Machado Sex Mar 15, 2019 8:54 am

"Como já tivemos ensejo de o referir, foi precioso o contributo do queixoso, entretanto constituído assistente, na colaboração prestada ao Ministério Público (MP) para o desenvolvimento da investigação", começou por destacar o procurador Orlando Figueira no despacho em que justificou o arquivamento ao negócio da compra de ações do Banif. A decisão foi tomada poucos meses depois da desistência da queixa-crime apresentada por Angola.

Assinado na noite de 27 de março de 2010, o documento de 23 páginas do MP voltou a elencar o conjunto de crimes que tinha estado a ser investigado – além da burla comunicada em 2008 às autoridades portuguesas, o procurador juntou depois ao rol das suspeitas a associação criminosa com o intuito de se branquearem capitais –, um pormenor interessante porque, ao contrário da burla, os dois últimos tipos de crimes não permitiam, face à lei portuguesa, que a desistência da queixa (qualquer que fosse o motivo) ditasse o arquivamento do processo.

O problema é que o procurador não acreditava na robustez dos indícios destes últimos tipos de crimes ou que os mesmos pudessem vir a ser cimentados sem a ajuda de Angola. "Sem essa colaboração, que reputamos de essencial, associada à vetustez dos factos que remontam a 1994 e terão decorrido até 2003, seria extremamente difícil, ou mesmo impossível, para o MP prosseguir a presente investigação", especificou Figueira antes de prenunciar o que sucederia se continuasse com o processo aberto: "Seria uma tarefa quixotesca e votada, claramente, ao fracasso!"

A ideia de que Angola deixara de estar "empenhada" na "descoberta da verdade material" – por subitamente se declarar ressarcida dos prejuízos – foi uma atitude que o procurador até disse compreender, o mesmo não se passando em relação ao enigma que perdurara deste o princípio da investigação. "Por que razão o queixoso, Estado angolano, deixou ou permitiu que tivessem decorrido cerca de cinco anos para tomar providências no sentido de recuperar uma quantia manifestamente avultada de que diz ter ficado desapossado – 192 milhões de dólares? [170 milhões de euros ao câmbio atual] Para esta pergunta, que nos tem perseguido e assolado desde o início, não conseguimos encontrar resposta", lamentou-se Figueira.


Dez dias depois, a 6 de abril de 2010...

Sabado
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos