Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um mundo de excessos

Ir para baixo

Um mundo de excessos  Empty Um mundo de excessos

Mensagem por Ana Baptista Sáb Mar 30, 2019 12:14 am

Um mundo de excessos  Fb_img17

Vivemos em um mundo de excessos e nossa educação tem se voltado, cada vez mais, para o hábito de consumir. Observo crianças que, antes de darem os primeiros passos, já possuem o quarto decorado, um guarda roupa pensado para todo tipo de evento social, uma agenda tão complexa que a visita de um parente próximo só será possível em três meses. Crescem acreditando que é normal ter tudo e se tornam adultos frustrados.

Somos soterrados diariamente pelo impacto publicitário, variantes de produtos, ofertas, chamados como “must have” e editorias que parecem um encarte de varejo com a mensagem intermitente de ter e acumular. E essa cultura do excesso transformou tudo em vulgaridade.Muitas vezes, consumir algo considerado luxuoso corresponde ao desejo de inclusão ou afirmação da identidade, que são necessidades básicas, portanto, deixa de ser luxo. A rotina de alguém pode ser a maior extravagância para outros, o que confirma que estamos falando de um conceito relativo.

Acho engraçado esta moda de dizer que tempo é o novo luxo. O tempo, por mais que a gente se perca na administração, é um recurso abundante, disponível a todos (ou seja, nada exclusivo) e, mais do que necessário, é ele que determina a nossa condição humana.

Também percebo que existe uma confusão envolvendo os produtos premium. Não basta ser caro e ter qualidade para ser considerado luxo. A massificação e uma produção em larga escala me provocam dúvidas sobre o grau de exclusividade de certas aquisições. Tenho essa sensação de que existem mais lojas da Louis Vuitton espalhadas pelo mundo do que uma rede fast fashion como a Topshop, por exemplo.

É difícil precificar uma obra-prima, assim como produtos que atingem o status de arte. Nesse contexto, é aceitável que uma mulher decida possuir uma bolsa muito cara. Agora, se esta mesma mulher resolve que precisa de cem bolsas, independente do preço, isto sim é um exagero...


Autor desconhecido
Ana Baptista
Ana Baptista
Muito bom
Muito bom

Mensagens : 56
Pontos : 84
Reputação : 10
Data de inscrição : 14/01/2019
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos