Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

de segunda geração da Uber vão ser desenvolvidas em Portugal

Ir para baixo

 de segunda geração da Uber vão ser desenvolvidas em Portugal Empty de segunda geração da Uber vão ser desenvolvidas em Portugal

Mensagem por Raquel Machado Seg Abr 01, 2019 8:58 am

Depois de ter arrancado o serviço partilhado de bicicletas eléctricas na Europa a partir de Portugal – as bicicletas Jump estão em funcionamento em Lisboa há um mês -, a Uber escolheu uma fábrica portuguesa para desenvolver e fabricar a segunda geração destas bicicletas, que pretende expandir por toda a Europa.

Ao que o PÚBLICO apurou, este foi o resultado de reuniões entre representantes da empresa norte americana com o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, durante os encontros de Davos, na Suiça. Contactada pelo PÚBLICO para comentar a noticia, fonte oficial da Uber limitou-se a confirmar que a empresa tinha celebrado “uma parceria com uma fábrica portuguesa” para concretizar a “expansão de bicicletas Jump na Europa”. O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, disse que o Governo estava “muito satisfeito” com estas notícias. “Isto significa que a nossa indústria está na linha da frente da inovação e que o nosso talento tem a capacidade para dar resposta às necessidades de empresas como a Uber, que está a expandir a presença das bicicletas Jump em toda a Europa, tendo começado por Lisboa”, afirmou.

Depois de ter comprado a empresa de bicicletas Jump ​, a Uber trouxe a mobilidade suave eléctrica partilhada para Portugal no final do mês de Fevereiro. Actualmente há 750 bicicletas a rodar em Lisboa e, entretanto, já arrancou um projecto-piloto em Berlim.

Na apresentação do serviço em Lisboa, Ryan Rzepecki, responsável da Jump ​, dizia que a escolha de Lisboa para arrancar com o serviço era “óbvia”, porque a cidade era “uma referência na inovação e tecnologia”, que lhes serviria “de um ponto de entrada para a Europa”.

Ao que o PÚBLICO apurou, vai agora entrar outra região de Portugal nesta equação. Trata-se da zona de Águeda, no centro do país, morada do cluster da Mobilidade Suave nacional, responsável por projectos como o Portugal Bike Value. Este projecto surgiu com o apoio do Compete2020 precisamente para demonstrar o potencial do território nacional para localização de indústrias, pela integração com centros tecnológicos, universidades e autoridades locais.

Em Outubro de 2017, a Uber tinha já escolhido Portugal (Lisboa) para instalar um novo Centro de Excelência, que previa a criação de 250 postos de trabalho directos, e que presta apoio a utilizadores e motoristas das plataformas Uber e UberEats de diferentes países europeus e que opera em diferentes línguas. Este projecto já superou as previsões iniciais, quer em criação de postos de trabalho quer em âmbito da sua actividade.

Publico
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos