Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aparelho com defeito obriga homem a fazer cinco cirurgias

Ir para baixo

Aparelho com defeito obriga homem a fazer cinco cirurgias Empty Aparelho com defeito obriga homem a fazer cinco cirurgias

Mensagem por Raquel Machado Seg Jan 28, 2019 12:06 pm

Joaquim Maiato foi operado cinco vezes devido a "uma provável deficiência do aparelho de sutura mecânica" do hospital de Cascais, durante uma cirurgia, pode ler-se no relatório médico.
A falha provocou uma fístula entre o reto e a bexiga de Joaquim Maiato. Na prática, o aparelho, que serve para coser os tecidos, não o fez. Os dois órgãos acabaram por ficar "ligados", quando deveriam funcionar isoladamente.
"A primeira cirurgia foi feita a 15 de setembro de 2015, para retirar um pólipo do reto. Passados três dias, as fezes estavam a espalhar-se pelo meu organismo", conta ao CM o doente, de 70 anos, sublinhando que depois dessa operação "foram realizadas mais três no hospital de Cascais".
Joaquim ficou internado 19 meses nesta unidade, até lhe ser proposto ser transferido para o Egas Moniz, em Lisboa, "onde eventualmente houvesse mais experiência no tratamento destas pouco frequentes complicações", refere o relatório médico. No Egas Moniz, em novembro de 2017, foi submetido a uma nova intervenção, que também não lhe resolveu o problema: continua algaliado.
"Depois da cirurgia no Egas Moniz ainda tive duas consultas com o médico cirurgião. Garantiu-me que ia tratar de mim e que faltava uma operação final, mas desde outubro de 2018 que nem sequer me atende o telefone", desabafa o utente.
Hospital Egas Moniz confirma operaçãoAo CM, o Hospital Egas Moniz confirma a intervenção cirúrgica a Joaquim Maiato, em novembro de 2017, depois de ter sido encaminhado do hospital de Cascais.
O hospital garante, no entanto, que "o utente tem o contacto pessoal do cirurgião e que está integralmente informado da complexidade da situação". Joaquim Maiato defende-se: "Qual complexidade, se ele disse que ia tratar de mim? Tenho o contacto, mas ele não atende."
Hospital de Cascais não revela informaçãoConfrontado pelo CM sobre a falha do aparelho de sutura mecânica, o hospital de Cascais refere apenas que a "política de privacidade não permite divulgar informação a terceiros sobre estados clínicos dos utentes". Não responde, contudo, se o problema do dispositivo está resolvido.
PORMENORESNome em lista de esperaJoaquim Maiato diz que o seu nome não consta da lista de espera para ser novamente operado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa. "Confrontei o cirurgião e ele disse-me que estava na lista pessoal dele", explica. A unidade hospitalar não respondeu ao CM sobre qual a posição do utente na lista de espera.


Correio da Manhã
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos