Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inauguração do Estádio Nacional

Ir para baixo

Inauguração do Estádio Nacional Empty Inauguração do Estádio Nacional

Mensagem por Tex Ter Jan 29, 2019 2:24 am



A margem direita do rio Jamor acolheu o sonho da construção de um Centro Desportivo em Portugal. Um lugar que contemplasse o desporto de lazer e o desporto de alto rendimento. Um lugar que posicionasse Portugal nos roteiros do desporto e dos eventos internacionais e, simultaneamente, servisse de propaganda às manifestações políticas do Estado Novo.
Um espaço que, na sua essência, fosse "um grande parque, sem luxo, de relvados frescos e árvores copadas, onde a gente de Lisboa brinque, ria, jogue, tome ar puro e verdadeiramente se divirta em íntimo convívio com a natureza", e no seu objetivo final, "um lugar de recreio e escola de desporto para todos (...)".
A sua localização não foi unânime, mas a proximidade de Lisboa e a imensidão do espaço foram fatores decisivos. Um projeto pensado e estruturado a longo prazo, com a possibilidade de edificação de novas construções desportivas e de lazer.
A história relata que a conceção e construção do Estádio Nacional não se deve somente a uma personalidade, mas sim a centenas, talvez milhares, de figuras da época. É nosso dever destacar: Duarte Pacheco, Ministro das Obras Públicas e Comunicações, como o mentor e gestor de toda a obra, e os Arquitetos Paisagísticos Cristino da Silva, Carlos Ramos, Jorge Segurado, Francisco Caldeira Cabral, na criação e idealização do projeto da mancha florestal do Jamor, e por último o Arquiteto Miguel Jacobetty, como o coordenador do projeto inicial do Estádio Nacional.
O primeiro grande projeto data de 1939. Um projeto de inspiração alemã, que surgiu na linha dos grandes centros desportivos internacionais, símbolo de países autocratas e de governos de regime nacional-socialista. Este contemplava uma área total de 204 hectares desprovidos de qualquer tipo de arborização - daí a inclusão de um estudo aprofundado das espécies de árvores a plantar nas colinas e vales do Jamor - e a criação do Parque da Serra de Monsanto. Pretendia-se que fosse um espaço polivalente de desporto e lazer, que permitisse uma utilização polifacetada.
Decorria o ano de 1944 quando se inaugurou o Estádio Nacional, que contou com a presença de 50.000 espectadores e 12.000 praticantes, das mais diversas modalidades desportivas. Um espetáculo que assumiu tal grandiosidade, que ficou para sempre marcado como o momento do Desporto em Portugal.
Tex
Tex
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 823
Pontos : 1276
Reputação : 31
Data de inscrição : 13/01/2019
Idade : 41
Localização : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos