Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PJ detém cinco estrangeiros que roubavam dados e códigos de acesso do multibanco

Ir para baixo

PJ detém cinco estrangeiros que roubavam dados e códigos de acesso do multibanco Empty PJ detém cinco estrangeiros que roubavam dados e códigos de acesso do multibanco

Mensagem por Tex Qua Fev 06, 2019 8:40 pm

Suspeitos instalavam dispositivos em vários terminais de ATM com o objetivo de capturar os dados das bandas magnéticas e códigos de acesso (pins) para posterior clonagem e levantamentos. Prejuízo ascende a mais de 121 mil euros, tendo sido bloqueados pela SIBS, como medida preventiva, 3.150 cartões até ao momento.

PJ detém cinco estrangeiros que roubavam dados e códigos de acesso do multibanco Banco-10


A Procuradoria Geral Distrital de Lisboa (PGDL) revelou nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, que foram detidos e apresentados ao juiz de instrução criminal ara primeiro interrogatório judicial, nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2019, cinco arguidos de nacionalidade estrangeira. Suspeitos criaram organização criminosa para obter de forma fraudulenta dados de cartões bancários e respetivos códigos (PIN) através da  instalação de dispositivos em vários terminais de ATM.

Segundo a PGDL, os suspeitos estavam fortemente indiciados pela prática de crimes de burla informática e nas comunicações qualificada, associação criminosa e contrafação de títulos equiparados a moeda.

“Segundo os fortes indícios recolhidos, os arguidos, agindo em comunhão de esforços e em execução de plano previamente gizado entre si, recorreram à criação de uma organização criminosa, pelo menos desde o final do ano de 2018, com um projeto alicerçado na obtenção de forma fraudulenta de dados de cartões bancários e respetivos códigos (vulgo “PIN”)!, avança em comunicado.

A PGDL explica que os arguidos utilizaram a montagem de dispositivos eletrónicos (“skimmers” e microcâmaras), adquiridos/fabricados para o efeito, em máquinas ATM, para posterior duplicação, processo conhecido por “clonagem” de cartões. Objetivo: com os “clones” fabricados, proceder ilicitamente ao levantamento de quantias em numerário em terminais ATM e eventualmente aquisição de artigos/serviços através de sistemas eletrónicos TPA.

Com tal atuação, segundo a PGDL, os arguidos provocaram um prejuízo apurado, até à data, de 121.428 euros, tendo sido bloqueados pela SIBS, como medida preventiva, 3.150 cartões até ao momento.

Aos arguidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A investigação prossegue sob a direção do Ministério Público na 8.ª Secção do DIAP de Lisboa com a coadjuvação da Polícia Judiciária.

54
Tex
Tex
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 823
Pontos : 1276
Reputação : 31
Data de inscrição : 13/01/2019
Idade : 41
Localização : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos