Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descoberta nova espécie de abelha em Portugal.

Ir para baixo

Descoberta nova espécie de abelha em Portugal. Empty Descoberta nova espécie de abelha em Portugal.

Mensagem por Barão Vermelho Qui Fev 07, 2019 8:59 am

Ana Gonçalves estava ainda a fazer a licenciatura em Biologia quando, em trabalho de campo, em 2016, capturou o exemplar, nas margens do rio Vascão, perto de Mértola. A publicação da nova espécie aconteceu em 2018.
Foi um acaso feliz. A primeira e única vez que Ana Gonçalves esteve nas margens do rio Vascão, perto de Mértola, em trabalho de campo, para coletar insetos, foi na primavera de 2016. Mas saiu-lhe logo a sorte grande dos biólogos: descobriu uma nova espécie. Neste caso, uma nova abelha, que tem, além disso, a particularidade de ser única na Europa.

Ana Gonçalves, que está neste momento a fazer o mestrado em Biologia da Conservação, na Universidade de Lisboa, não se apercebeu na altura de que tinha um pequeno tesouro científico nas mãos. Nem podia. Como sempre fazia com as abelhas, enviou o exemplar para David Baldock, um inglês que estava na época a completar o catálogo das abelhas de Portugal - e não pensou mais no assunto. Só que, as coisas acabaram por se desenvolver de forma inesperada.

Intrigado com a aparência um pouco bizarra daquela abelha, David Baldock decidiu enviá-la para um especialista francês em entomologia, Gerard Le Goff, que a estudou. E, um belo dia, no ano passado, Ana Gonçalves recebeu um telefonema de Le Goff. A abelha, disse ele, era uma nova espécie, era necessário fazer a sua publicação.

A bióloga Ana Gonçalves.

© Rui Andrade

"Fiquei muito contente, não estava nada à espera", conta a jovem bióloga ao DN. "Não é todos os dias que se descobre uma abelha nova em Portugal, mas isso também mostra como ainda se conhecem muito mal as espécies de insetos, não apenas no nosso país mas em geral", sublinha.

No artigo que publicaram, ainda em 2018, na Zobodat, Gérard Le Foff e Ana Gonçalves batizaram a nova espécie como Protosmia lusitanica. A sua particularidade mais evidente - "tem outras, mas são pequenos detalhes morfológicos", explica - é a barriga cor de laranja. "Não há mais nenhuma na Europa com esta coloração", nota.

O seu estado de conservação? Não se sabe

A Protosmia lusitanica pertence a um grupo de abelhas solitárias que fazem os seus ninhos em cascas vazias de caracóis e que, embora se alimentem de grande variedade flores, não são produtoras de mel. Mas, pelo menos para já, o exemplar que Ana Gonçalves capturou nas margens do rio Vascão mantém-se único para a nova espécie. Por isso pouco se sabe ainda sobre ela, quer da sua biologia quer do seu estado de conservação.

"O exemplar que coletei é uma fêmea, agora era preciso apanhar também um macho para estudar a sua biologia, e ir para o terreno, para avaliar o seu estado de conservação, sobre o qual ainda não sabemos nada", refere.

A estudar neste momento um outro grupo de insetos muito pouco conhecido, as Ariasella, um tipo de moscas corredoras, que não têm asas e só existem na Península Ibérica, em florestas de carvalhos e de outras árvores folhosas, Ana Gonçalves não tem tempo para levar por diante um trabalho em relação à nova abelha.

"Quando estiver mais livre, penso fazer isso, mas também é necessário que haja financiamento", diz. "Era importante fazer este estudo, mas a investigação em insetos em Portugal, e mesmo internacionalmente, tem pouco financiamento. Quem financia a ciência básica não tem muito interesse em investir no trabalho de campo em relação aos insetos. Mesmo internacionalmente, tem-se andado um pouco para trás neste ponto", adianta.

Seja como for, estudar a Protosmia lusitanicanão está para já nos seus planos. "Se outros quiserem avançar, é bom", diz. Quanto a si, não está parada e já tem uma série de outras novidades para dar à ciência. Ainda neste ano, Ana Gonçalves espera publicar a descoberta de cinco novas espécies do grupo de moscas que tem andado a estudar. "Até este momento conheciam-se cinco espécies deste grupo na Península Ibérica, e a partir de agora passamos a conhecer dez." Aos 25 anos, não deixa de ser um currículo invejável.

LER MAIS

PARTILHARFacebookTwitterComentarPartilhar

COMENTÁRIOS

FacebookTwitterPartilhar

Wuant é o youtuber português mais influente para a Forbes

IRS: Verificação das faturas e cálculos das deduções têm novas datas

99 kgs de carne de vacas doentes da Polónia apreendidas em Portugal

Armando Cabral: «O meu sonho era ser o primeiro português na NBA, agora calço a maior parte deles»

Pedro Ró-Ró Correia. De Mem Martins a campeão asiático pelo Qatar

Marcelo veta Escola Superior de Terapêuticas Não Convencionais

Ruth Bader Ginsburg. A juíza que despreza Trump não pode morrer

Do escândalo à tragédia: primeiro mês de Bolsonaro parece um ano

Proposta de Lisboa para o dia dos namorados: visitar o Cemitério dos Prazeres

Nakajima, Rafa, Bebé, Fabinho e Ghilas. Quando os milhões não tocam só aos três grandes

Bruxelas acusa 8 bancos de atuarem em cartel na dívida pública europeia

Mulher com carrinho de bebé encontrada morta junto a escadas do metro em Nova Iorque

MAIS NOTÍCIAS

HISTÓRIA″Há 500 anos, Elcano foi a quinta escolha para completar volta ao mundo″INGLATERRACorpo retirado do avião em que seguia SalaFRANÇADez mortos e pelo menos 30 feridos em fogo num prédio de luxo de ParisCRIMEDa infertilidade a salvar o casamento. O que leva alguém a raptar um bebé?DESPORTOSEstudo analisou cem mil penáltis em dez anos. Conheça as conclusões surpreendentesCRIMECastanheira de Pera: homicida do Seixal foi matar-se à porta de casa dos paisMARCELO REBELO SOUSA″Forças de segurança estão num plano diferente da sociedade″, disse Marcelo sobre Bairro da JamaicaBLOCO DE ESQUERDABE defende imposto novo que garanta jornais grátis para 500 mil jovens

EXCLUSIVOS

PREMIUMLEI DA PARIDADEPS e PSD de acordo para haver mais mulheres nos órgãos de poderPREMIUMCINEMA'A Favorita': três mulheres, intrigas e dez nomeações aos ÓscaresEstreia-se nesta quinta-feira em Portugal A Favorita, drama histórico de Yorgos Lanthimos sobre as relações da rainha Ana de Inglaterra com duas mulheres.PREMIUMCINEMA'A Favorita' ou as saudades do grande cinema históricoPREMIUMVIOLÊNCIA DOMÉSTICAAdvogados e juízes precisam de aprender a lidar com as vítimasPREMIUMFRONTEIRAAjuda humanitária aumenta tensão na VenezuelaPREMIUMORÇAMENTO PARTICIPATIVOHá uma proposta para travar as obras no Martim MonizPREMIUMLEIRIAUm anúncio salvou o convento onde o exército criou galinhasO governo acaba de assinar o contrato de concessão do Convento dos Capuchos, em Leiria, no âmbito do Projeto REVIVE. Há décadas em ruínas, o edifício passou de hospital militar a galinheiro do Exército. Agora vai ser um hotel de charme, com restaurante e piscina.PREMIUMJOEL NETOEm defesa das históriasNo Outono em que publiquei o meu primeiro livro, faz não tarda vinte anos, um escritor não muito mais velho do que eu, acabado de receber um prémio importante, deu uma entrevista em que dizia: "Se quisesse contar histórias, ia escrever telenovelas." Eu lia com frequência entrevistas de escritores, mas só naquela altura começava a lê-las com o escrutínio de um autor, ainda que na altura bastante jovem e totalmente imberbe. E, para dizer a verdade, não percebi logo que se tinha convencionado existirem dois caminhos e, um dia, eu próprio daria por mim sob o desafio de escolher um deles. Sobretudo, assaltou-me uma perplexidade: porque haveria um tão antigo e respeitável impulso como o de contar histórias de ser alvo, agora, de uma tal condescendência - de um tal ataque?PREMIUMOPINIÃOO som do trovão"Conheçam a nossa Amazónia, nossas praias, nossas cidades e nosso Pantanal. O Brasil é um paraíso, mas ainda é pouco conhecido", disse, durante o seu curto discurso em Davos, no Fórum Económico Global, Jair Bolsonaro.PREMIUMPEDRO LAINSEm Davos, algo mudouDe repente, algo mudou em Davos, a conferência em que os ricos e poderosos deste mundo procuram ter voz. Em primeiro lugar e por circunstâncias diversas, faltaram alguns dos principais líderes mundiais. Em segundo lugar, foi dado palco ao novo presidente brasileiro que nada disse e cujo ministro da Economia, amigo de Davos, continuou desconhecido como dantes. Por fim e mais importante, falou-se de empresas e mudanças climáticas, de empresas e filantropia, de empresas e sociedade, mas o que mais sobressaiu foi o desgaste dessa conversa. Ao contrário, o que teve êxito foi tudo o que foi dito sobre taxar os mais ricos. Nada disto é por acaso. Vejamos então em que ponto estamos - com Portugal em pano de fundo.
Ana Gonçalves, que está neste momento a fazer o mestrado em Biologia da Conservação, na Universidade de Lisboa, não se apercebeu na altura de que tinha um pequeno tesouro científico nas mãos. Nem podia. Como sempre fazia com as abelhas, enviou o exemplar para David Baldock, um inglês que estava na época a completar o catálogo das abelhas de Portugal - e não pensou mais no assunto. Só que, as coisas acabaram por se desenvolver de forma inesperada.

Intrigado com a aparência um pouco bizarra daquela abelha, David Baldock decidiu enviá-la para um especialista francês em entomologia, Gerard Le Goff, que a estudou. E, um belo dia, no ano passado, Ana Gonçalves recebeu um telefonema de Le Goff. A abelha, disse ele, era uma nova espécie, era necessário fazer a sua publicação.
Fiquei muito contente, não estava nada à espera", conta a jovem bióloga ao DN. "Não é todos os dias que se descobre uma abelha nova em Portugal, mas isso também mostra como ainda se conhecem muito mal as espécies de insetos, não apenas no nosso país mas em geral", sublinha.
Gérard Le Foff e Ana Gonçalves batizaram a nova espécie como Protosmia lusitanica. A sua particularidade mais evidente - "tem outras, mas são pequenos detalhes morfológicos", explica - é a barriga cor de laranja. "Não há mais nenhuma na Europa com esta coloração", nota.

O seu estado de conservação? Não se sabe

A Protosmia lusitanica pertence a um grupo de abelhas solitárias que fazem os seus ninhos em cascas vazias de caracóis e que, embora se alimentem de grande variedade flores, não são produtoras de mel. Mas, pelo menos para já, o exemplar que Ana Gonçalves capturou nas margens do rio Vascão mantém-se único para a nova espécie. Por isso pouco se sabe ainda sobre ela, quer da sua biologia quer do seu estado de conservação.

"O exemplar que coletei é uma fêmea, agora era preciso apanhar também um macho para estudar a sua biologia, e ir para o terreno, para avaliar o seu estado de conservação, sobre o qual ainda não sabemos nada", refere.

A estudar neste momento um outro grupo de insetos muito pouco conhecido, as Ariasella, um tipo de moscas corredoras, que não têm asas e só existem na Península Ibérica, em florestas de carvalhos e de outras árvores folhosas, Ana Gonçalves não tem tempo para levar por diante um trabalho em relação à nova abelha.

"Quando estiver mais livre, penso fazer isso, mas também é necessário que haja financiamento", diz. "Era importante fazer este estudo, mas a investigação em insetos em Portugal, e mesmo internacionalmente, tem pouco financiamento. Quem financia a ciência básica não tem muito interesse em investir no trabalho de campo em relação aos insetos. Mesmo internacionalmente, tem-se andado um pouco para trás neste ponto", adianta.

Seja como for, estudar a Protosmia lusitanicanão está para já nos seus planos. "Se outros quiserem avançar, é bom", diz. Quanto a si, não está parada e já tem uma série de outras novidades para dar à ciência. Ainda neste ano, Ana Gonçalves espera publicar a descoberta de cinco novas espécies do grupo de moscas que tem andado a estudar. "Até este momento conheciam-se cinco espécies deste grupo na Península Ibérica, e a partir de agora passamos a conhecer dez." Aos 25 anos, não deixa de ser um currículo invejável.
Barão Vermelho
Barão Vermelho
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 826
Pontos : 1900
Reputação : 22
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Almourol Castle

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos