Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

+8
Pedro Antunes
Ricardo S.
goncalo.j.f.marques
AM
Tugalenses
Mário Machado
Billy the Kid
Barão Vermelho
12 participantes

Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Barão Vermelho Sáb Mar 30, 2019 12:56 pm

Serviços de informações alertam, no relatório de segurança, para a "intensa propaganda" visando o "sucesso eleitoral" de nacionalistas em 2019. Movimentos têm apoios e financiamento exterior.
A intensa e multifacetada atividade de grupos extremistas de direita em Portugal volta a ser destacada, pelos serviços de informações, no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), que chegou na sexta-feira à Assembleia da República. "Conferências, ações de propaganda, celebrações de datas simbólicas, eventos musicais e sessões de treino de artes marciais - num perfeito alinhamento com o modo de atuação dos seus congéneres europeus com quem mantêm contactos frequentes", escrevem as secretas.

Em escalada estão, essencialmente, os movimentos identitários e neofascistas, com aproximações ao Partido Nacional Renovador (PNR), que tem no discurso radical anti-imigração uma das suas bandeiras. "De forma transversal, a extrema-direita continua a intensa difusão de propaganda em ambiente virtual", assinalam os serviços de informações na sua análise à ameaça de extremismos em Portugal. O objetivo destes grupos está claro para a polícia: "Criar condições favoráveis ao sucesso eleitoral de forças políticas nacionalistas ou populistas em 2019."

Sinal evidente da estratégia que se está a estabelecer na extrema-direita têm sido as alianças tácitas que se vão formando nos bastidores entre os identitários - em crescendo na Europa e que em Portugal têm os seus ativistas em grupos como o Portugueses Primeiro e o Escudo Identitário - e partidos políticos já registados oficialmente, como o PNR.

Um dos líderes emergentes deste movimento - pelo menos assim é considerado pelas autoridades que os monitorizam - é João Martins, condenado pela morte de Alcindo Monteiro, que tem marcado presença em sessões do PNR, como foi a recente apresentação da lista às eleições europeias. O Diário de Notícias perguntou a João Martins se iria integrar a lista eleitoral, mas nem ele nem o PNR responderam.

A principal forma de difusão de propaganda da extrema-direita tem sido na internet, sobretudo no Facebook. E é também aqui que se dá a elevada tensão e a autêntica ciberguerra com o outro extremo ideológico, antifascistas e anarquistas - técnica e academicamente muito bem preparados, quer para a contranarrativa quer para sabotar e bloquear alguns sites neofascistas. E não só: no passado dia 20, conseguiram mesmo atacar a página oficial do Chega, liderado pelo ex-vereador de Loures do PSD André Ventura.

Forças internacionais?
Este "grande dinamismo" da extrema-direita, referido no relatório, é visível, também, numa investigação que o Diário de Notícias tem desenvolvido nos últimos meses com o consórcio internacional de jornalistas Investigate Europe. Em quase todos os países em que decorreu uma longa recolha de dados nas redes sociais, as forças políticas anti-imigração dominam o debate online. Nas próximas semanas, o DN vai publicar os resultados desta investigação.

Em alguns países, esse domínio é total - e surpreendente. Noutros casos há provas de que a propagação de mensagens específicas - como as identificadas no RASI: "Combate à imigração, à islamização, ao multiculturalismo e ao marxismo cultural" - se faz através de contas com um registo "anormal" de atividade, e alguma automação, ou seja, por meios informáticos de reprodução rápida. Isso levanta, desde logo, uma suspeita: como é que grupos pequenos, sem fontes de financiamento conhecidas, conseguem suplantar as tradicionais máquinas de campanha dos grandes partidos tradicionais?

Há várias explicações para essa suspeita. Nesta semana foi conhecida uma investigação da Open Democracy sobre a forma como grupos norte-americanos, ligados ao presidente Donald Trump e ao seu ex-conselheiro Steve Bannon, fizeram chegar aos seus aliados políticos europeus mais de 50 milhões de dólares de financiamento nos últimos anos. Estes financiadores americanos parecem, afirma a Open Democracy, "ter laços cada vez maiores com a extrema-direita europeia".

Dois destes grupos americanos, a Alliance Defending Freedom (ADF) e o American Center for Law and Justice, deram, juntos, mais de 20 milhões de dólares para campanhas políticas na Europa. Segundo relatos da imprensa dos EUA, entre os financiadores da AFD está a fundação da família da secretária para a Educação de Donald Trump, Betsy DeVos, e Erik Prince, o fundador da empresa de serviços militares Blackwater.

A AFD americana investe cada vez mais na política europeia. Tem escritórios na Áustria, na Bélgica, na França, na Suíça e no Reino Unido. Gasta centenas de milhares de euros em lobbying em Bruxelas. O outro grupo referido, o ACLJ, foi fundado pelo tele-evangelista Pat Robertson e é liderado por Jay Sekulow, o principal advogado de Donald Trump na equipa que preparou a defesa do presidente americano à recentemente concluída investigação Mueller.

Há ainda o Acton Institute for the Study of Religion and Liberty, financiado pelas fundações da família Koch, multimilionários americanos conservadores que apoiam Trump. Este grupo já mandou cerca de dois milhões de dólares para a Europa. Parte desse dinheiro financia a atividade de Steve Bannon, o ex-conselheiro de Trump que reside, agora, na Europa, onde pretende construir um movimento populista capaz de disputar o poder.

Em Roma, Bannon é um dos responsáveis pelo Dignitatis Humanae Institute e um dos seus projetos é a criação de uma "escola de gladiadores para guerreiros culturais", num mosteiro nos arredores de Roma. Todos estes financiadores têm, também, relações conhecidas com alguns governantes populistas na Europa, como os da Polónia, da Hungria e da Áustria. Há ainda, como é conhecida, a suspeita de interferência russa na política europeia (financiamentos a Marine Le Pen, em França, acordos de cooperação com a FPO, na Áustria).
Quem paga
Estas são algumas das pistas que explicam a capacidade financeira destes movimentos de extrema-direita. Em Portugal, sem dúvida servirão também para apoiar conferências, eventos, treinos e ações de propaganda, referidos no RASI.
Mas há outra forma de entender o êxito da máquina de propaganda antiemigração e antidireitos sexuais: a forma como utiliza a desinformação. Segundo a nossa pesquisa, vários sites de mensagens propagandísticas estão a ser criados na Europa para difundir um discurso comum em vários países.

Um dos exemplos dessa mensagem "europeia" das forças nacionalistas é a amplificação internacional dos protestos dos coletes amarelos, em França, e a crítica ao abuso da violência por parte da polícia. Emmanuel Macron aparece em muitas destas páginas como o "inimigo comum".

Como vários estudos recentes mostram, estas campanhas são alimentadas por fake news - o estudo da Avaaz, por exemplo, foi noticiado pelo DN. Essa é a outra razão do crescimento online da extrema-direita. Estes movimentos nacionalistas parecem ter menos escrúpulos do que os partidos tradicionais na utilização de informação falsa. Essa é a conclusão da especialista em direitos online Nathalie Maréchal. "Porque eles não estão interessados em jogar o jogo de forma justa, muitos dos partidos políticos, que não são de extrema-direita, têm noção do que é uma forma justa de conduzir uma campanha eleitoral, e estão ligados a esses valores... Mas estamos a viver uma espécie de desarmamento unilateral, em que há pessoas que querem jogar limpo, de forma justa, e outras que não se importam com isso, estão a fazer batota, e os trapaceiros acabam ganhando."

Por isso, acrescenta Paul Butcher, investigador do European Policy Center (Bruxelas), acontece este efeito "bola de neve" online. "É como as redes sociais funcionam. Se há pessoas muito ativas a falar sobre o perigo dos imigrantes, todas a falar sobre o mesmo assunto, acontece um efeito bola de neve: mais e mais pessoas tomam conhecimento do assunto e começam a falar sobre ele. No final, há milhões de pessoas envolvidas, algumas genuinamente acabam por ser convertidas a essa ideologia."

O que são os grupos identitários?
Os ativistas e apoiantes deste movimento têm como foco de combate os imigrantes, o multiculturalismo e tudo o que, no seu entender, põe em causa a identidade nacional. É um discurso que, por exemplo em Portugal, tem eco em partidos como o PNR ou o Chega. Os identitários, considerados os "fascistas do III Milénio", nasceram em França em 2012 e não têm parado de crescer em toda a Europa. A sua mensagem xenófoba dirige-se a estudantes e trabalhadores, sobretudo da classe média.
Barão Vermelho
Barão Vermelho
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 826
Pontos : 1900
Reputação : 22
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Almourol Castle

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Billy the Kid Sáb Mar 30, 2019 4:53 pm

Tenham medo, muito medo... esta conversa toda de dinheiro e influencia e não sei que até já parece que estão a falar de alguma organização terrorista ou o catano... Todos os movimentos nacionalistas apenas crescem porque existem pessoas que abrem os olhos outros que já andam nisto ha muito tempo... os movimentos nacionalistas não nascem em um tubo de ensaio, são de e para o cidadão comum, com muito pouco a ganhar, mas com muito a perder, que mesmo continuam.... mesmo quando um chamado DN presta-se a este tipo de trabalhos do "vem ai o papão", mas o que é que eu poderia esperar de um jornal que nos seus inícios assumia claramente a sua cor politica...
Billy the Kid
Billy the Kid
Admin

Mensagens : 560
Pontos : 625
Reputação : 59
Data de inscrição : 14/01/2019
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Mário Machado Sáb Mar 30, 2019 6:48 pm

Gostava de saber, quantas paginas o RASI dedica este ano aos gangs de negros que assolam Portugal.
Mário Machado
Mário Machado
Admin

Mensagens : 1742
Pontos : 3008
Reputação : 307
Data de inscrição : 12/01/2019
Idade : 47
Localização : Cascais

http://www.novaordemsocial.com

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Tugalenses Dom Mar 31, 2019 11:41 am

A esses não dizem nada isso é normal são grupos de jovens!!

Tugalenses
Médio
Médio

Mensagens : 23
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por AM Seg Abr 01, 2019 9:39 am

Somos tao maozões,sou um bad boy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy uuuiiiiii ca medo,gostava de saber quem escreve sobre NOS o que faz em voluntariado ou o que faz pelo país….

AM
Médio
Médio

Mensagens : 36
Pontos : 39
Reputação : 3
Data de inscrição : 13/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por goncalo.j.f.marques Seg Abr 01, 2019 2:18 pm

Shiuuuu!!!!

Malta, Não façam muito barulho...

Isto é publicidade (propaganda) gratuita que nos fazem. Deixem falar...de preferência em todos jornais...
goncalo.j.f.marques
goncalo.j.f.marques
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 491
Pontos : 637
Reputação : 46
Data de inscrição : 18/01/2019
Localização : Rio Maior

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Ricardo S. Sex Abr 05, 2019 3:05 pm

Quanto mais falam mais crescemos!!
Ricardo S.
Ricardo S.
Excelente
Excelente

Mensagens : 144
Pontos : 166
Reputação : 8
Data de inscrição : 14/01/2019
Idade : 23
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Pedro Antunes Sex Abr 05, 2019 4:04 pm

Medo… muito medo… ui
É bom que tenham noção disso, porque Nacionalismo não compactua com o que teem andado a fazer há 4 décadas!
Pedro Antunes
Pedro Antunes
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 505
Pontos : 614
Reputação : 51
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Barão Negro Qua Abr 10, 2019 12:10 am

Isto é um claro exemplo dos que os comunistas usam para cegar o povo quanto a nos para o povo se virar contra nos.#AbaixoPragaVermelha.
Barão Negro
Barão Negro
Muito bom
Muito bom

Mensagens : 71
Pontos : 97
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/04/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Raquel Machado Ter Abr 16, 2019 8:35 am

[quote="Mário Machado"]Gostava de saber,  quantas paginas o RASI dedica este ano aos gangs de negros que assolam Portugal.[/quote

Lá está... preocupam-se com o que não devem, e dedicando toda a sua atenção à extrema direita e esquecem-se de verificar o que se tem andado por aí a passar... enfim!
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Mário Machado Ter Abr 16, 2019 8:37 am

São serviços tão secretos, tão secretos que não sabiam que o Socrates e o seu gang andavam a roubar desalmadamente.
Mário Machado
Mário Machado
Admin

Mensagens : 1742
Pontos : 3008
Reputação : 307
Data de inscrição : 12/01/2019
Idade : 47
Localização : Cascais

http://www.novaordemsocial.com

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Fevereiro Dias Ter Abr 16, 2019 12:15 pm

Gostaria de saber se é verdade que o nos vai apoiar a lista basta e integrar la ou se apresenta lista própria as eleições europeias
Fevereiro Dias
Fevereiro Dias

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Mário Machado Ter Abr 16, 2019 12:17 pm

Não é verdade nenhuma das notícias.
A NOS é por enquanto um Movimento, só pode concorrer segundo a legislação às Autárquicas.
A seu devido tempo, será Partido.
A Nova Ordem Social não vai apoiar nenhum Partido ou Coligação nas Europeias, e permite liberdade de voto aos seus activistas.
Obrigado.


Última edição por Mário Machado em Ter Abr 16, 2019 12:19 pm, editado 1 vez(es)
Mário Machado
Mário Machado
Admin

Mensagens : 1742
Pontos : 3008
Reputação : 307
Data de inscrição : 12/01/2019
Idade : 47
Localização : Cascais

http://www.novaordemsocial.com

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Fevereiro Dias Ter Abr 16, 2019 12:18 pm

Obrigado pela resposta
Fevereiro Dias
Fevereiro Dias

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por goncalo.j.f.marques Ter Abr 16, 2019 12:24 pm

Mário Machado escreveu:Não é verdade nenhuma das notícias.
A NOS é por enquanto um Movimento,  só pode concorrer segundo a legislação às Autárquicas.
A seu devido tempo, será Partido.
A Nova Ordem Social não vai apoiar nenhum Partido ou Coligação nas Europeias, e permite liberdade de voto aos seus activistas.
Obrigado.

Permite-me acrescentar. Enquanto nacionalista e Euro-céptico, nenhum nacionalista deveria concorrer, votar nem reconhecer as "Europeias".
goncalo.j.f.marques
goncalo.j.f.marques
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 491
Pontos : 637
Reputação : 46
Data de inscrição : 18/01/2019
Localização : Rio Maior

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Fevereiro Dias Ter Abr 16, 2019 1:02 pm

Concordo eu não conto ir votar para as eleições europeias e ja que o nos nao se apresenta ainda menos me apetece ir votar
Fevereiro Dias
Fevereiro Dias

Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Ricardo Ferreira Dom Abr 21, 2019 10:07 pm

Está gente se preocupa-se com o que realmente importa se calhar estávamos todos bem. Haja paciência
Ricardo Ferreira
Ricardo Ferreira
Médio
Médio

Mensagens : 42
Pontos : 60
Reputação : 8
Data de inscrição : 13/01/2019
Idade : 45
Localização : Torres Vedras

Ir para o topo Ir para baixo

Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições Empty Re: Extrema-direita. Propaganda online e artes marciais a pensar nas eleições

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos