Nova Ordem Social
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Não, não é "igualdade de género"

Ir para baixo

Não, não  é  "igualdade de género" Empty Não, não é "igualdade de género"

Mensagem por Raquel Machado Qua maio 22, 2019 8:58 pm

Não. Não é "igualdade de género".
Os géneros não são iguais! Eu não sou nem quero ser igual a um homem - eu, que gosto tanto de ser mulher. E não, nós não somos inferiores, nem superiores. Somos o outro género. O outro lado da moeda. O outro sócio da empresa. A outra peça da engrenagem. O outro pilar onde assenta a Humanidade. E na nossa igual e imensa importância, somos diferentes. E é nas diferenças - nas particularidades que nos distinguem deles - que reside a magia do ser-humano. E é na equidade de importância que exigimos os mesmos direitos, o mesmo respeito e iguais oportunidades, para ambos.

Agora, não, não contrario a minha feminilidade. Não vejo nela uma fraqueza. Não estarei, com certeza, a boicotar o futuro e a força da minha filha ao colocar-lhe laços cor-de-rosa no cabelo, ao inscrevê-la no ballet em vez de no futebol, ou ao vibrarmos juntas com filmes de princesas da Disney, se é o que ela quer e lhe dá prazer. Até porque aliado a tudo isso, ainda adora andar de skate e vestir-se de Darth Vader! E vou continuar a rejubilar de orgulho quando o meu filho me voltar a contar que fez frente ao rufia da escola para defender as meninas da turma, e ensiná-lo-ei que é isso que faz um verdadeiro cavalheiro - mesmo que já tenha visto por aí o conceito reduzido a janotas emproados com egos demasiado inflamados para dar licença a uma senhora. Sim, porque eu continuarei a apreciar um homem que me abra a porta do carro, me empreste o casaco quando estiver a tremer de frio, ou me “salve” numa situação em que esteja a precisar de ajuda, mesmo que eu não precise de nenhum para mudar lâmpadas, montar móveis suecos, ou ser, agir e pensar. Porque aceitar e apreciar o cavalheirismo não me diminui nem me retira o direito de lutar pelos meus direitos. Não faz de mim uma tonta vulnerável sem discernimento ou espírito crítico. Faz de mim, sim, uma apreciadora daquilo que podem ser maravilhosas singularidades de género que, em nome não sei bem do quê, cada vez mais se tentam diluir e eliminar das relações humanas.
Deixem-se de tretas quando dizem que nada disso deveria existir numa sociedade evoluída e igualitária, porque essas diferenças são parte da nossa identidade, da nossa essência, e da nossa história, e no dia em que estiverem definitivamente extintas, passamos a ser meros animais funcionais, sem resquícios de civilidade e das deliciosas dissonâncias que nos unem. Acreditem que são elas que dão tempero à vida.

Agora, "feministas radicais", podem vir com as foices e com os archotes.
Mas eu vou estar ocupada a ler os meus velhos livros da "Anita" à minha filha. E se um dia for ela a salvar o irmão, eu vou ficar igual e imensamente orgulhosa.

Marta Aguadeiro
Raquel Machado
Raquel Machado
Simply the best
Simply the best

Mensagens : 977
Pontos : 2098
Reputação : 89
Data de inscrição : 13/01/2019
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos